
Urupema é a cidade mais fria do País. Fica na Serra de Santa Catarina. Inverno rigoroso, com registro de geadas médias e fortes, neve e temperaturas muito baixas que chegam -8.8°C.
Apesar de estarmos em um país tropical, nesta região encontramos clima temperado com verão ameno e inverno rigoroso, com registro de geadas médias e fortes, neve e temperaturas muito baixas que chegam segundo dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidro meteorologia de Santa Catarina, as sensações térmicas que se aproximam de -20 a -30°C no Morro das Torres. As pequenas cachoeiras e vegetação rasteira transformam-se em cristais de gelo, trazendo a cidade um clima de paz e tranquilidade pelo branco que a cobre. Possuidora de importantes nascentes e águas límpidas.
Um antigo caminho de acesso ao município de Rio Rufino, passando pela Cascata que Congela e o Morro das Torres, em meio a Mata Atlântica e natureza preservada com uma paisagem de encher os olhos, em qualquer estação do ano.
A cidade pleiteia o título de lugar mais frio do país, normalmente credenciado a São Joaquim. O cenário está se tornando ainda mais belo com o crescente cultivo de flores, como tulipas (resultado de uma parceria com uma empresa holandesa) e lírios. A atividade reforçou a economia local e passou a ser uma nova alternativa para os agricultores. Também está na cidade um dos estabelecimentos pioneiros em turismo rural na região, a Fazenda do Barreiro, com mais de 200 anos de história.
O Morro das Torres, também conhecido como Campo Novo ou Morro das Antenas, é um dos pontos mais altos do estado. A topografia acidentada, o encontro de massas de ar polar, a umidade do ar e o cume plano e extenso, fazem do Morro das Torres o palco ideal para a ocorrência de um raro fenômeno climático no inverno, o sincelo. No topo do morro podemos observar também o banhado de turfeiras, o qual presta um grande serviço ecossistêmico, pois absorve a água da chuva e da neblina, liberando-a aos poucos no período de estiagem e funcionando como nascente dos rios da região.
Ponto mais alto da cidade e um dos mais altos do Estado, com 1.750 metros, proporciona bela paisagem da região, a perder de vista, para todos os lados. O nome do morro se deve à existência de antenas de telefonia e de televisão. Com tempo bom, o acesso de carro é fácil. O morro fica a apenas 7 km do centro de Urupema.
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes está localizada em frente a Igreja Matriz. Em fase de reconstrução a gruta recebeu uma nova identidade. Num projeto arquitetônico harmonizado ao da Praça Municipal e dentre os atrativos da gruta encontra-se a cachoeira de pedras por onde desce a água que alimenta o Lago das Trutas.
Fonte: Prefeitura de Urupema

A “Cachoeira ou Cascata que congela ” é uma queda d’àgua de 13 metros, situada a 7 quilômetros do centro do município de Urupema a 1580 metros de altitude na serra catarinense. Esta atração está apenas 700 metros de distância do topo do Morro das Antenas, outro ponto turístico da região.
A cachoeira leva esse nome por congelar nos dias mais frios do inverno. Essa condição é atingida por ela situar-se em um local quase totalmente escondido pela vegetação típica da região fazendo com que o sol não a penetre durante o dia, provocando assim suas temperaturas extremamente baixas.
As rochas geladas da cachoeira funcionam como um amplificador dessa baixa temperatura ajudando para que haja o evento do congelamento. Ao longo da estrada que leva até o topo do morro é possível ver, inclusive, estalactites de gelo com até meio metro nos barrancos. Para quem passar por Urupema na serra catarinense, vale a pena parar para conhecer a famosa cachoeira e tirar algumas fotos incríveis de um dos eventos mais mágicos da região.
TURISMO RELIGIOSO
Celebrações Religiosas
Festa da Padroeira Sant’ Ana
Último final de semana de julho.
Igrejas
Igreja Matriz Sant’Ana
Construída em homenagem à padroeira da cidade.
Praça Manoel Pinto de Arruda, s/n, Centro.
EVENTOS
Festas Típicas
Torneio de Laço
Segundo final de semana de novembro. Parque Municipal de Exposições e Feiras Antonio de Souza Melo
SC-439, Km 26.
ECOTURISMO E ESPORTES DE AVENTURA
Pesca
Pesca esportiva da truta
Nos principais rios da serra catarinense (Canoas, Pelotas, do Bispo, do Tigre e Lava-Tudo), é realizada a pesca esportiva da truta, peixe originário da América do Norte. A temporada “pesque e solte” vai de 1º de agosto a 30 de maio.
Cavalgadas
Hotéis-fazenda
Muitos hotéis-fazenda e pousadas rurais da região oferecem pesca em açudes e rios, além de cavalgadas.
Artesanato
Entre no clima da cidade, adquirindo peças de lã feitas à mão ou tecidas em tear, além de bordados, tricô, crochê e trabalhos com retalhos.
TURISMO RURAL
Relaxe e divirta-se nas pousadas e hotéis-fazenda de Urupema. Participe de cavalgadas, faça trilhas, pesque trutas em açudes, desça rios em botes ou acompanhe o manejo do gado. A culinária típica, como o tradicional carreteiro e o feijão tropeiro, preparados em fogão à lenha, é outra atração nas hospedagens.