O bairro:
A região é conhecida pela criação de ostras. Vila de pescadores de raízes açorianas, é um bairro bem pacato e pequeno, as ruas são pavimentadas e não tem prédios. Eu diria que Sambaqui parou no tempo pois quase não sofreu mudanças imobiliarias. Fica ao lado de Santo Antonio de Lisboa. Fica a 20km do centro da cidade e 30km do aeroporto. O bairro conta com 5 linhas de ônibus. Tem escola, farmácia, peixarias, padarias e mercado.
A praia:
A praia de Sambaqui é utilizada para o cultivo de ostras e mariscos, que são servidos frescos nos restaurantes. Aliás esses restaurantes são conhecidos por sua excelente qualidade gastronômica, em função disso tem um cardápio com preços acima da média. As aguas são calmas e até pode se usar o termo mornas. Porém para banhar-se é preciso saber a localidade que está balneável, porque ao longo do ano isso pode mudar. E no verão é comum ficar impróprio para banho. Dali também se pode ver a ponte Hercílio Luz e o pôr do sol é espetacular!
História:
O nome Sambaqui possui origem indígena, que significa cemitério; extensos depósitos de areia, conchas, cascas de ostras, restos de artefatos e esqueletos que ali foram alojados, detectando a presença de primitivos habitantes neste local, em tempos remotos. Seus moradores promovem festas religiosas e incentivam grupos de danças folclóricas como o Boi-de Mamão, e dançando com os membros da comunidade.