Igreja Matriz São Pedro, em Gramado – RS
Um ponto turístico bem frequentado. A ideia de construir a Igreja partiu do Arcebispo D. João Becker em 1917. No inicio era uma pequena capela de madeira, mais tarde com a chegada do pároco Padre Guilhermino Maschio, em 1943, foi dado iniciou a construção da igreja, e levou aproximadamente 8 anos para ser concluída. Na entrada da igreja há uma estatua de São Pedro.
A construção da Igreja Matriz São Pedro de Gramado, foi inspirada no estilo arquitetônico romano. Foram cerca de 78 mil pedras basálticas, que foram extraídas de pedreiras próxima à cidade de Gramado, e foram arrastadas em zorras puxadas por bois.
Os vitrais sacros da igreja foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier que marcam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo.
O sino da igreja pesa cerca de 1.000 quilos. Foi criado em bronze, aço e estanho. Em 2009 o sino foi sistematizado eletronicamente. A altura total da igreja é de 860 metros, sendo 46 metros de altura da torre.
A inauguração da igreja ocorreu no dia 29 de Junho de 1942, data da comemorado do dia de São Pedro.
Em frente da igreja ficam as estatuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real com identificações, e o lago da matriz, um chafariz. À noite, os holofotes ficam acessos agraciando a Igreja e seus visitantes.
Fone: (54) 3286-1187
Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro de Gramado/RS