Como chegar?
O costão dos Ingleses como é chamado é o final da praia à direita.
PRA QUEM VEM DE CARRO:
Antes de ir em direção ao Santinho, dobre a esquerda na igreja católica, se você achar uma vaguinha pode deixar ali sem problemas. No inverno é bem tranquilo, no verão é quase impossível estacionar alí.
PRA QUEM VEM PELA PRAIA:
Continue caminhando até o final da praia para o lado do santinho. Toda essa parte desde as dunas, já é o costão dos Ingleses.
No passado, o caminho foi bastante usado para alcançar as antigas plantações de mandioca e cana que havia na região ou para pescar a partir dos costões (prática ainda frequente). Ruínas de uma antiga casa e de um engenho de açúcar são testemunhas da colonização açoriana na região, e podem ser encontradas na metade do percurso.
TRILHA DO COSTÃO:
O trajeto começa com pequenas subidas, tem vários trechos de costão e é descampado em alguns momentos. O percurso é de aproximadamente 30 minutos e não exige grande preparo físico do trilheiro. Apesar de haver algumas pedras pelo caminho, são facilmente contornadas.
Durante o passeio, aproveite para observar as ilhas do Badejo, Moleques do Norte e do Mata Fome. Também é possível encontrar três fontes de água doce para refrescar-se ou matar a sede. No total, são 1,7 km de extensão.
Existem algumas cercas pelo caminho que servem para restringir o acesso do gado, mas permitem a passagem de pedestres.
O final do Caminho do Engenho leva às rochas da Ponta dos Ingleses, e de lá parte para a praia, onde o mergulho é altamente recomendado. A trilha não é indicada para ciclistas, pois existem poucos trechos que permitem pedaladas.
O caminho margeia o costão leste da Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, e pode ser feito sem grandes dificuldades.
O que levar: Boné, Protetor solar, Repelente, Cantil/água, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica
Locomoção – a pé
Duração do Passeio – 30 minutos
Dificuldade – Médio
Percurso– 1.700 metros
FICOU COM VONTADE E QUER FAZER A TRILHA COM NOSSO GUIA?
Marque sua saída no nosso whatsapp