Imagine um lugar, na nascente de um rio, cercado por árvores, onde não é possível afundar, por mais que você se esforce para isso.
Você deve estar pensando “isso acontece apenas nas águas do Mar Morto, no Mediterrâneo”. Aí que você se engana — estamos falando de fervedouros!
E o mais legal disso é que você não precisa viajar para fora do país para conhecer esse fenômeno natural. Basta ir até o Jalapão, em Tocantins.
O QUÊ É UM FERVEDOURO?
São, na verdade, nascentes de rios subterrâneos que, geralmente, não têm espaço para vazão da água e, por isso, formam uma espécie de piscina natural.
A pressão exercida pela água que jorra do lençol freático permite que as pessoas fiquem flutuando o tempo todo.
Como essa pressão é muito intensa, e a camada de areia que cobre o solo é muito fina, a água quebra a resistência terrestre e passa brotar do chão, ou seja, nem que você queira, conseguirá afundar. O nome desse fenômeno é Ressurgência.
Essas piscinas também são cercadas por vegetações selvagens abundantes, o que garante uma bela paisagem natural.
É como se você estivesse em um oásis de águas cristalinas!
CONHEÇA ALGUNS FERVEDOUROS DO JALAPÃO
- fervedouro Ceiça, antigo Glorinha;
- fervedouro do Rio Sono;
- fervedouro Bela Vista;
- fervedouro Buritis;
- fervedouro Buritizinho;
Todas piscinas naturais citadas acima podem receber turistas de qualquer lugar do mundo.
Fervedouro do Soninho
Esse fervedouro fica na cidade de Mateiros e, para chegar até lá, você precisa passar por uma trilha curta, mas com um terreno arenoso.
O maior fervedouro do Jalapão com 4 nascentes internas, permitindo que todo o grupo possa usufruir do passeio sem esperas.
As águas também são extremamente claras e possibilitam que os turistas façam fotos submersas. Ou, ao menos, tentem, já que é difícil ficar mais do que alguns segundos debaixo d’água.
FONTE: Safari Camp Jalapão.